quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Blog do CIEP307 - Djanira

 Djanira - a nossa escola é arte !

O nome de nossa escola homenageia a plástica Djanira. Você sabe quem foi ela?

Djanira nasceu em 1914 em São Paulo mas  ainda era menina quando mudou-se para Santa Catarina, onde teve uma infância de trabalho duro na lavoura. Quando ficou adolescente Djanira voltou para São Paulo,  e foi morar num quarto de pensão. A vida dela era muito dura - trabalhava e dez ou até doze horas por dia em vários empegos. Trabalhou tanto que acabou ficando doente com tuberculose (uma doença muito séria naquele tempo) acabou precisando ser internada. E foi,justamente no hospital onde ela fez seu primeiro desenho.


Reconhecida na Arte Naïf (se diz naífe), suas obras consideradas originais e instintivas, produzidas, geralmente, com forte uso das cores primárias.  Mas Djanira não se contentou em apenas desenhar. No fim da década de 1930 ela fez um curso noturno de desenho no Liceu de Artes e Ofícios. Conheceu muitos artistas e, em 1942, expôs no 48º Salão Nacional de Belas Artes.



Com um nome já feito e com seu trabalho reconhecido, realizou diversas mostras coletivas e individuais. Em 1952, um prêmio de viagem pelo Brasil lhe deu a oportunidade de conhecer e retratar em suas telas o cotidiano do brasileiro em suas múltiplas facetas. Naquela época teve seu período mais expressivo, flagrando pescadores, homens rudes do campo, trabalhadores da cidade, as pessoas simples que fazem a história do país.



Djanira é considerada uma das mais importantes artistas do século XX no Brasil, Djanira foi uma autêntica brasileira e interpretou de maneira singela e poética a paisagem nacional, os habitantes e costumes do país. A artista plástica faleceu no Rio de Janeiro em maio de 1979, aos 65 anos.